top of page

Ordenação Episcopal de Dom Jânison Sá marca noite de fé e comunhão na Catedral de Propriá

  • Foto do escritor: pascomdiocesepropr
    pascomdiocesepropr
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Na tarde da última sexta-feira, 06 de fevereiro de 2026, às 18h, a Catedral Diocesana de Propriá acolheu a solene Celebração de Ordenação Episcopal de Monsenhor Jânison de Sá Santos. O momento reuniu grande número de fiéis, clero e autoridades eclesiais, expressando a comunhão da Igreja em torno do novo Bispo.


Monsenhor Jânison foi recepcionado pelo Cura da Sé Propriaense, Padre Clebson, acompanhado de Dom Gregório Paixão (Arcebispo Metropolitano de Fortaleza/CE e Bispo Ordenante), Dom Jaime Spengler (Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre/RS) e Dom George Luís (Bispo da Diocese de Propriá/SE). Após o ósculo no Cristo Crucificado, seguiram em procissão até a Capela do Santíssimo, onde viveram um breve e profundo momento de adoração.


A Celebração Eucarística teve início com solene procissão de Arcebispos, Bispo, Sacerdotes, Diáconos e Seminaristas. Dom George Luís realizou o acolhimento inicial, saudando as autoridades eclesiais, religiosas e civis, bem como todo o povo de Deus presente.


O rito de ordenação começou com a invocação ao Espírito Santo. Em seguida, o Padre Mário César solicitou oficialmente a ordenação do candidato, e o Padre Ludendorff Cohen Couto realizou a leitura da Bula Papal.


Em sua homilia, Dom Gregório Paixão destacou que “Jesus escolheu os discípulos mesmo conhecendo suas fragilidades, com a certeza de que a misericórdia é capaz de transformar a vida”. Dirigindo-se ao eleito, afirmou que ele não recebe apenas um encargo, mas uma missão: “uma vida inteira que deve ser manifestada pela força do amor àqueles que Deus lhe confiar”.


Dom Gregório também exortou o novo Bispo a ser misericordioso, a amar os padres, diáconos, religiosos, religiosas e todo o povo, recordando que, à semelhança do Bom Pastor, o maior mérito é servir.


Após o interrogatório do eleito e a Ladainha de Todos os Santos, aconteceu o momento central da ordenação com a imposição das mãos e a oração consecratória. Em seguida, Dom Jânison recebeu a unção crismal, o Livro dos Evangelhos, o anel, a mitra e o báculo, sinais do ministério episcopal.


O Colégio Episcopal acolheu o novo Bispo com o ósculo da paz, manifestando comunhão e fraternidade. Ao final, foi entoado o Te Deum em ação de graças, e Dom Jânison percorreu a Catedral abençoando os fiéis.


O Cardeal Dom Jaime Spengler dirigiu uma mensagem ao novo Bispo, desejando que seja “promotor de comunhão, de forma simples, preciosa e, sobretudo, com fé”. Como gesto simbólico, Dom George Luís presenteou Dom Jânison com uma casula e uma mitra.


Em seu pronunciamento, Dom Jânison agradeceu a Deus, à família, aos amigos e aos Bispos presentes. Recordou seus 30 anos de ministério sacerdotal, marcados pela disponibilidade para servir, e explicou o lema episcopal “Como aquele que serve” (Lc 22,27), ressaltando que o Bispo deve ser comunicador do querigma e construtor da fraternidade.


Dom Jânison afirmou que exercerá seu ministério na Arquidiocese de Fortaleza com coração aberto, espírito de escuta e docilidade ao Espírito Santo, agradecendo especialmente a Dom Gregório Paixão pela confiança. Por fim, pediu orações por sua missão e convidou todos a permanecerem unidos na comunhão da Igreja sinodal e missionária.


Comentários


DIOCESE DE PROPRIÁ

Igreja Católica Apostólica Romana

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

CNBB NE 3 / Sub-Região Pastoral 2

Bispo Diocesano: Dom George Luís Amaral Muniz

CÚRIA DIOCESANA

Travessa Municipal, 117

49900-000 / Propriá-SE

(79) 98171-9112

Horário de funcionamento:

Seg. a Sex.: 08h às 12h 

bottom of page