
.png)

O Brasão da Diocese de Propriá é dividido em três partes, assim como a Diocese é dividida em três vicariatos, cada parte do brasão representa um dos vicariatos.
Na parte superior (azul com peixes), representa a região do Vicariato Bom Jesus dos Navegantes, no qual o azul representa o céu e Rio São Francisco, essencial para a região, os peixes são os símbolos cristão e representa o povo ribeirinho, cuja vida se gira em torno do rio.
Na parte inferior esquerda (marrom com espiga de trigo), representa a região do Vicariato Santíssima Eucaristia, no qual a cor terrosa representa o solo fértil da região e o trigo simboliza a Eucaristia, centro da vida cristã.
Na parte inferior direita (solo árido com vegetação do sertão), representa a região do Vicariato Imaculada Conceição, parte da área pastoral da Diocese, a vegetação seca com cactos simboliza a realidade do povo sertanejo, marcado pela resistência, fé e esperança.
As Insígnias Episcopais:
A Mitra: Simboliza a autoridade do Bispo. A letra “M” indica a devoção à Virgem Maria, especialmente a Nossa Senhora de Fátima padroeira da Diocese.
O Báculo: Representa o cuidado pastoral do Bispo, como pastor do povo de Deus.
A Cruz Processional: Simboliza a missão evangelizadora e o chamado ao seguimento de Cristo.
As faixas laterais com o ano “1960” representa o ano de criação da Diocese de Propriá, pela bula Ecclesia Christi, do Papa João XXIII.