Festa do Batismo do Senhor
- pascomdiocesepropr
- 11 de jan.
- 2 min de leitura

Com a Festa do Batismo do Senhor, a Igreja conclui o tempo do Natal e contempla um momento decisivo da vida de Jesus: sua manifestação pública. Aquele que nasceu humildemente em Belém agora se apresenta às margens do Jordão, misturando-se ao povo e inaugurando sua missão.
Jesus, que não conheceu o pecado, vai ao encontro de João para ser batizado. Ele não desce às águas por necessidade, mas por amor. Ao entrar no Jordão, assume nossa condição humana, solidariza-se conosco e santifica as águas, abrindo-nos o caminho da salvação. O Batismo de Jesus revela um Deus que não se afasta, mas se aproxima, que não domina de longe, mas caminha conosco.
Neste momento, manifesta-se o mistério da Santíssima Trindade: o Filho é batizado, o Espírito Santo desce sobre Ele em forma de pomba, e a voz do Pai proclama: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer.” É a revelação do amor de Deus e da identidade de Jesus como Filho amado e enviado do Pai.
Essa palavra do Pai também ecoa sobre cada um de nós. Pelo Batismo, fomos mergulhados em Cristo e ouvimos espiritualmente a mesma declaração: somos filhos e filhas amados de Deus. Não somos apenas seguidores de uma religião, mas pertencemos a uma família: a família de Deus. O Batismo nos dá uma nova identidade e uma missão.
Celebrar o Batismo do Senhor é, portanto, recordar e renovar o nosso próprio Batismo. Somos chamados a viver como filhos da luz, testemunhando o Evangelho com palavras e atitudes. Assim como Jesus saiu do Jordão para anunciar o Reino, nós também somos enviados a transformar o mundo com a força do amor, da justiça e da misericórdia.
Que esta festa nos ajude a agradecer o dom do nosso Batismo e a assumir, com fidelidade e coragem, a missão que dele brota. Que, conduzidos pelo Espírito Santo, possamos viver como verdadeiros filhos amados do Pai.



Comentários