Nossa Senhora do Rosário
- pascomdiocesepropr
- 7 de out.
- 1 min de leitura

A devoção ao Santo Rosário tem origens antigas, remontando aos primeiros monges que utilizavam pedrinhas para contar suas orações. Com o passar dos séculos, essa prática se desenvolveu até assumir a forma atual, reconhecida pela Igreja no ano de 1214, quando Nossa Senhora do Rosário revelou a oração a São Domingos de Gusmão, fundador dos dominicanos.
Inspirado pela Mãe de Deus, São Domingos difundiu o “Saltério Angélico”, formado por 150 Ave-Marias em alusão aos 150 Salmos. Mais tarde, o Beato Alano de La Roche organizou os mistérios Gozosos, Dolorosos e Gloriosos, incentivando a oração meditativa dos fiéis.
A força do Rosário também se manifestou historicamente: em 1571, durante a Batalha de Lepanto, o Papa Pio V convocou os cristãos à oração do Rosário, atribuindo à intercessão de Nossa Senhora a vitória dos exércitos cristãos. Em gratidão, instituiu a festa de Nossa Senhora do Rosário em 7 de outubro, data mantida até hoje.
Com o tempo, a devoção foi enriquecida por vários papas, e em 2002, São João Paulo II acrescentou os Mistérios Luminosos, completando o formato atual do Santo Rosário.
Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!



Comentários