MONSENHOR JÂNISON DE SÁ SANTOS É NOMEADO BISPO AUXILIAR DA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA
- pascomdiocesepropr
- 29 de nov.
- 3 min de leitura

Na manhã deste sábado, 29 de novembro, o Papa Leão XIV nomeou o monsenhor Jânison de Sá Santos, do clero da Diocese de Propriá, como bispo titular de Cillio e bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza (CE). A nomeação foi feita acolhendo o pedido de Dom Gregório Paixão, arcebispo metropolitano de Fortaleza. Atualmente, Padre Jânison exerce a função de subsecretário adjunto de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A Diocese de Propriá acolhe com alegria esta nomeação, reconhecendo o serviço dedicado, a profunda experiência pastoral e a generosa entrega de Mons. Jânison à missão evangelizadora da Igreja no Brasil e na América Latina.
Trajetória e formação
Monsenhor Jânison de Sá Santos nasceu em Propriá (SE) em 8 de dezembro de 1969. Foi ordenado presbítero em 18 de agosto de 1995, sendo incardinado na Diocese de Propriá. Logo após a ordenação, atuou como pároco em Japaratuba (1999–2003).
Seu percurso acadêmico é marcado por sólida formação teológica. Estudou filosofia na Escola Teológica do Mosteiro de São Bento em Olinda (1991) e concluiu seus estudos de teologia na Pontifícia Universidade São Tomás, em Roma (1995), onde também obteve o mestrado (1998) e o doutorado (2011) em Teologia, com especialização em Catequética. Em 2019, concluiu pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Serviço à Igreja no Brasil e no mundo
Ao longo de quase três décadas de ministério, Mons. Jânison exerceu diversas funções pastorais, acadêmicas e administrativas:
Coordenador diocesano de Pastoral e Catequese (2000–2003).
Ecônomo do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição.
Assessor da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB (2003–2007 e 2019–2023).
Membro do grupo de especialistas em catequese do CELAM (2011–2019).
Assessor da Comissão de Catequese do Regional NE 3 (2011–2017).
Reitor do Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Aracaju (2011–2018).
Professor em instituições como PUC Goiás, Faculdade do Planalto Central e Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília.
Membro da Pastoral Carcerária de Sergipe (2015–2017).
Membro do Conselho Presbiteral da Diocese de Propriá (2011–2018).
Convidado pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização para colaborar na revisão do Diretório Geral para a Catequese (2016).
Pároco em Cedro de São João (2019).
Conselheiro das Equipes de Nossa Senhora em Brasília e Aracaju (2003–2025).
Além disso, lecionou disciplinas como Teologia Catequética, Missiologia, Teologia Pastoral, Estágio Pastoral e Sacramentologia.
Seu ministério se destaca também pela intensa colaboração acadêmica: publicou artigos, ajudou na organização de livros e é presença ativa nos debates sobre catequese, iniciação à vida cristã, inspiração catecumenal, teologia pastoral e sinodalidade.
Atuação atual
Atualmente, Monsenhor Jânison exerce as seguintes funções:
Subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB;
Presidente da Sociedade Brasileira de Catequetas;
Membro da Sociedade dos Catequetas Latino-Americanos;
Membro do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi;
Assessor da comissão para as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil;
Membro da equipe de Animação Nacional do Sínodo.
A Diocese de Propriá em comunhão e ação de graças
A Diocese de Propriá eleva sua gratidão a Deus pelo dom da vida e vocação de Monsenhor Jânison, filho desta Igreja particular, que agora é chamado a servir ao povo de Deus na Arquidiocese de Fortaleza. Em comunhão com Monsenhor Oldair Francisco, Administrador Diocesano, o clero e todo o povo fiel rendem graças pela nova missão e pedem ao Senhor que o acompanhe com luz, sabedoria e coragem apostólica.
Que Maria, Mãe da Igreja e Estrela da Evangelização, interceda pelo novo ministério episcopal de Mons. Jânison de Sá Santos.



Comentários