Diocese de Propriá celebra 65 anos de instalação
- pascomdiocesepropr
- 16 de out.
- 1 min de leitura

Há 65 anos, a Diocese de Propriá foi oficialmente instalada, desmembrando-se da então Diocese de Aracaju — que, até aquele momento, abrangia todo o território sergipano.
Propriá, a formosa urbe sergipana que se debruça risonha e vibrante às margens do Rio São Francisco, preparou-se com júbilo para celebrar sua elevação à categoria de sede episcopal, como uma das dioceses criadas pelo Santo Padre, São João XXIII, pertencente à Província Eclesiástica de Aracaju.
Naquele momento histórico, assumiu como primeiro bispo diocesano Dom José Brandão de Castro, CSSR, iniciando uma bela trajetória de evangelização e serviço. Desde então, nossa Igreja Particular foi conduzida por quatro prelados:
Dom José Brandão de Castro, CSSR (1960–1987)
Dom José Palmeira Lessa (1987–1995)
Dom Mário Rino Sivieri (1997–2017)
Dom Vitor Agnaldo de Menezes (2017–2025)
Atualmente, vivemos o tempo de vacância, aguardando com fé e esperança o novo bispo que o Senhor nos enviará. Enquanto isso, seguimos firmes na caminhada, sob a condução prudente e zelosa do Administrador Diocesano, Monsenhor Oldair Francisco.
O território diocesano é composto por 31 paróquias, distribuídas em três vicariatos:
Vicariato Bom Jesus dos Navegantes
Vicariato Santíssima Eucaristia
Vicariato Imaculada Conceição
Nosso clero é formado por sacerdotes dedicados que, em comunhão com o Administrador Diocesano, exercem com zelo e amor a missão de anunciar o Evangelho e servir ao Povo de Deus nas diversas paróquias e comunidades espalhadas por todo o território da Diocese de Propriá.
Texto: Alany Andrade, comunicação Diocese de Propriá.



Comentários