top of page

Carmelo de Propriá celebra 35 anos de vida contemplativa a serviço da Diocese

  • Foto do escritor: pascomdiocesepropr
    pascomdiocesepropr
  • 6 de jan.
  • 2 min de leitura

Em 1991, nascia o Carmelo de Propriá, fruto da sensibilidade pastoral e da profunda confiança em Deus de Dom José Palmeira Lessa, então bispo diocesano. Recém-chegado do Rio de Janeiro à Diocese de Propriá, Dom Lessa levava no coração grandes inquietações diante da realidade pastoral da Igreja local.


Durante uma visita a Roma, ao partilhar suas preocupações com um cardeal, recebeu um conselho que marcaria a história da diocese: trazer para Propriá uma comunidade contemplativa que pudesse sustentar espiritualmente a Igreja particular pela força da oração. Acolhendo o apelo, Dom Lessa assumiu como missão o nascimento de um Carmelo na diocese.


De volta ao Brasil, dirigiu-se a Camaragibe (PE), onde existe um mosteiro carmelita, para solicitar o envio de uma comunidade. Naquele momento, a resposta foi negativa, pois não havia irmãs disponíveis. Contudo, longe de desanimar, Dom Lessa perseverou na oração e continuou confiando seu desejo à providência divina.


Em nova solicitação, a Irmã Maria do Carmo do Santíssimo Sacramento manifestou-se disposta a enviar um grupo de religiosas. Assim, no dia 6 de janeiro de 1991, chegava à Diocese de Propriá o primeiro grupo de carmelitas, dando início ao Carmelo local.


As irmãs pioneiras foram:

  • Irmã Maria do Carmo

  • Irmã Francisca Teresa

  • Irmã Santana (já falecidas, descansam na paz do Senhor)

  • Irmã Teresa Benedita

  • Irmã Joana da Cruz

  • Irmã Maria das Graças


Ao longo destes 35 anos, muitas irmãs chegaram e outras partiram para novas fundações e missões, mantendo viva a chama do carisma carmelitano, marcado pela oração, pelo silêncio e pela entrega total a Deus.


Atualmente, o Carmelo de Propriá conta com 18 irmãs, sendo 11 professas solenes e 7 formandas, que seguem dedicando suas vidas à oração e à intercessão pela Diocese de Propriá, pela Igreja e pelo mundo.


A celebração dos 35 anos do Carmelo de Propriá é motivo de ação de graças a Deus pelos frutos espirituais gerados ao longo de mais de três décadas de presença silenciosa, mas profundamente fecunda, na história da Igreja diocesana.

Comentários


DIOCESE DE PROPRIÁ

Igreja Católica Apostólica Romana

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

CNBB NE 3 / Sub-Região Pastoral 2

Bispo Diocesano: Dom George Luís Amaral Muniz

CÚRIA DIOCESANA

Travessa Municipal, 117

49900-000 / Propriá-SE

(79) 98171-9112

Horário de funcionamento:

Seg. a Sex.: 08h às 12h 

bottom of page