Assembleia de Pastoral 2025 reúne Sub-Regional 2 para fortalecer o caminho sinodal
- pascomdiocesepropr
- 20 de nov.
- 2 min de leitura

No dia 29 de novembro de 2025, o Sub-Regional 2 da CNBB NE3, composto pela Arquidiocese de Aracaju e pelas Dioceses de Propriá e Estância, realizará sua Assembleia de Pastoral 2025 no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Lamarão, Aracaju/SE. Com início às 8h, o encontro tem como tema central:“O caminho sinodal e as novas diretrizes da Igreja no Brasil”.
A assembleia tem como objetivo aprofundar a vivência da sinodalidade, um dos pilares do pontificado do Papa Francisco e uma urgência pastoral assumida pela Igreja no Brasil. Sinodalidade significa caminhar juntos, discernir em comunhão e promover uma participação mais ampla de todo o Povo de Deus na missão evangelizadora.

A programação contará com a presença e assessoria do Pe. Júlio César Evangelista Resende, sacerdote da Diocese de Oliveira (MG), com sólida formação em Filosofia, Teologia, Teologia Pastoral e Educação.Pe. Júlio foi membro da Equipe Nacional de Animação do Sínodo 2021-2024, integra a Equipe Nacional do Jubileu 2025 e atualmente atua como Assessor Nacional do Setor Educação da Comissão Episcopal para Cultura e Educação da CNBB, além de ser vigário da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Campo Belo/MG.
Sua contribuição será fundamental para iluminar os passos do Sub-Regional 2 na fase de implementação do Sínodo no Brasil e na aplicação das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
Sinodalidade: um compromisso pastoral

Durante o encontro, os participantes — bispos, padres, diáconos, religiosos, religiosas e leigos — refletirão sobre:
A trajetória do processo sinodal 2021–2024;
As indicações da fase de implementação do Sínodo no Brasil;
O papel das DGAE (2024–2027) como instrumento de comunhão;
Caminhos para fortalecer uma Igreja mais participativa, missionária e fraterna.
O administrador diocesano de Propriá, Mons. Francisco, também dirigirá uma palavra aos presentes.
Programação
A programação inclui oração, estudos, grupos, plenário, momentos de aprofundamento formativo, diálogo, encaminhamentos e a apresentação da nova presidência do Sub-Regional 2
A Assembleia de Pastoral 2025 representa um momento de unidade entre as Igrejas particulares de Aracaju, Propriá e Estância, reforçando o compromisso comum de escuta, participação e missão, pilares de uma Igreja Sinodal que busca ser cada vez mais próxima das realidades do povo de Deus.



Comentários